Banrisul Cultural: banco apresenta proposta de instituto para apoiar cultura e projetos sociais no RS

*Com informações da comunicação do Banrisul

Banrisul Cultural: banco apresenta proposta de instituto para apoiar cultura e projetos sociais no RS

Foto: Banrisul (Divulgação)

O Banrisul apresentou, na manhã desta quarta-feira (25), a proposta de criação do Banrisul Cultural, iniciativa que representa um novo marco na relação do banco com a sociedade gaúcha. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada no Salão Nobre da instituição, com a presença do governador Eduardo Leite, do presidente do Banrisul, Fernando Lemos, secretárias estaduais, dirigentes do banco e representantes de diversos setores da sociedade. Para que a criação do Instituto se concretize, o Governo do Estado encaminhará um projeto de lei à Assembleia Legislativa, formalizando o processo de fundação da nova entidade.

Durante o evento, o banco também anunciou a destinação de R$ 10 milhões para um programa de restauro, reforma, manutenção e modernização de bibliotecas públicas localizadas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Parte dessas bibliotecas foi afetada pelas enchentes de 2024. Segundo o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, muitas instituições sofreram danos severos em suas estruturas e acervos. Além das unidades diretamente impactadas pelas cheias, o Banrisul também apoiará bibliotecas históricas e tradicionais que, mesmo não atingidas, desempenham papel essencial na promoção da leitura, da cidadania e da preservação cultural.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Para o governador Eduardo Leite, os anúncios do Banrisul fazem total sentido para o banco, clientes, portfólio e negócios: 

– Essa é melhor forma de entregar valor e também de poder ajudar a preservar a memória, fomentar políticas culturais, estar ligado às diversas manifestações artísticas em todas as comunidades do nosso Rio Grande, algo que o banco já faz historicamente. Agora, vamos poder fazer com a forma melhor estruturada, mais transparente e com uma estrutura própria adequada para isso –, destacou.

O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, destacou que o investimento nas bibliotecas é mais do que uma resposta às perdas causadas pelas enchentes: 

– É um gesto de reconhecimento à importância desses espaços como centros de conhecimento, inclusão social e memória. Nosso compromisso é com a reconstrução do Rio Grande do Sul, mas também com o fortalecimento das instituições que formam a base do desenvolvimento humano –, afirmou.

Banrisul Cultural

A proposta de criação do Banrisul Cultural tem como objetivo reforçar o compromisso histórico da instituição com o desenvolvimento social, econômico e cultural do Rio Grande do Sul

– A partir da aprovação do projeto, o Banrisul terá um braço institucional dedicado exclusivamente ao fomento, apoio e difusão de projetos culturais e sociais em todo o Estado. Estamos dando um passo importante para fortalecer ainda mais os vínculos que o Banrisul mantém com a comunidade gaúcha – afirmou Lemos.

Além de promover o acesso à cultura e valorizar a diversidade de expressões artísticas, o Banrisul Cultural terá como foco estimular a inclusão social, apoiar a formação de profissionais da área cultural, preservar o patrimônio histórico e incentivar novas linguagens artísticas. A iniciativa também prevê o apoio a projetos de cunho assistencial, ampliando o alcance social das ações do banco: 

– Cultura é desenvolvimento, é educação, é inclusão. Ao investir na cultura, estamos também investindo em geração de renda, em empregos e na construção de uma sociedade mais justa e preparada para o futuro – completou.

O modelo jurídico que deverá ser proposto em projeto de lei para o Banrisul Cultural é o de associação civil sem fins lucrativos, com o Banrisul como instituidor e suas empresas controladas como mantenedoras. A nova estrutura permitirá ao Banrisul organizar, de forma permanente e estruturada, suas iniciativas de apoio cultural e social, com governança transparente e foco em resultados de longo prazo.

O presidente do Banrisul ressaltou ainda o valor simbólico e prático da proposta como uma resposta ao momento atual do Rio Grande do Sul, especialmente diante dos desafios sociais e econômicos vividos pelo Estado: 

– Sabemos da importância que a cultura tem na reconstrução do nosso Estado, seja pelo fortalecimento da autoestima coletiva, seja pela sua capacidade de gerar oportunidades. O Banrisul Cultural nasce com esse espírito: contribuir de forma efetiva com o desenvolvimento e com a qualidade de vida da população gaúcha – concluiu.

À frente do projeto

Durante a coletiva, o banco também anunciou a chegada de Beatriz Araújo, ex-secretária estadual da Cultura, que ficará responsável por liderar o processo de estruturação e implantação do Banrisul Cultural.

Ex-secretária estadual da Cultura do Rio Grande do Sul (de 2019 até maio de 2025), Beatriz tem uma trajetória reconhecida na gestão pública e no setor cultural, com ampla experiência em políticas culturais, fomento, patrimônio histórico e articulação com instituições públicas e privadas. Gestora cultural, ela será a responsável por coordenar as próximas etapas do projeto, incluindo o diálogo com o setor cultural e a formatação das diretrizes operacionais do futuro instituto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo do RS anuncia nova edição do Volta por Cima para ajudar famílias atingidas pelas chuvas Anterior

Governo do RS anuncia nova edição do Volta por Cima para ajudar famílias atingidas pelas chuvas

Trânsito é liberado em passagem molhada na Estrada de Arroio Lobato, em Arroio Grande; outros sete locais seguem bloqueados no interior de Santa Maria Próximo

Trânsito é liberado em passagem molhada na Estrada de Arroio Lobato, em Arroio Grande; outros sete locais seguem bloqueados no interior de Santa Maria

Geral